Em alta: Novelas abordam o espiritismo



A vida após a morte é um assunto que volta com frequência às novelas. Na recente "Alto Astral", no ar pela Rede Globo, Caíque (Sergio Guizé) é um médium que disputa o amor de Laura (Nathalia Dill) com Marcos (Thiago Lacerda). Desde criança, Caíque passou a ter relações com os espíritos. Ele os vê, mas esconde isso por medo de parecer ridículo.

Ainda na novela de Diego Ortiz, Marcelo Médici é um médico que aparece em espírito. A missão dele é resgatar, mesmo depois de morto, sua relação com Caíque. O lado mediunico também aparece com Samantha (Claudia Raia), uma falsa vidente que diz ouvir previsões de espíritos.

Doutrina espírita já foi vista em tramas de sucesso como 'A Viagem'

Atualmente em reprise no Canal Viva, "A Viagem" foi um dos maiores sucessos da faixa das sete da noite dos anos 90. Assinada por Ivani Ribeiro, já havia ido ao ar em 1975 pela extinta TV Tupi. A trama gira em torno de Alexandre (Guilherme Fontes), um delinquete que comete suicídio após ser preso por assassinato.

Como não teve apoio do irmão Raul (Miguel Falabella) e do cunhado Téo (Maurício Mattar), ele promete se vingar dos dois mesmo depois de morto. Outra vítima de Alexandre é o advogado Otávio Jordão (Antonio Fagundes), que se apaixona por Diná (Christiane Torloni), irmã do vilão. Otávio e Diná se descobrem almas gêmeas no desenrolar dos capítulos.

O espírito de Alexandre passa a atormentar Téo, Guiomar (Laura Cardoso) - sogra de Raul, e Tato (Felipe Martins) - filho mais velho de Otávio. Quem tenta interceder nas maldades de Alexandre é o médico Alberto (Cláudio Cavalcante), que faz sessões espíritas em sua casa.



Regressão é o tema principal de 'Anjo de Mim'

Tony Ramos foi o protagonista da novela dando vida a Floriano Ferraz. Ele é um escultor cético que recorre às sessões de regressão. Em uma delas, descobre que em outra vida marcou um encontro com Valentina (Carolina Kasting). Só que Floriano fica em dúvida entre três mulheres: Maria Elvira (Paloma Duarte), Joana (Helena Ranaldi), com quem acaba a novela, e Lavínia (Vivianne Pasmanter), reencarnação de Valentina.

Assinada por Walter Negrão, "Anjo de Mim" foi ao ar na faixa das seis entre setembro de 1996 e março de 1997. O elenco reuniu ainda Gracindo Jr. e Elias Gleiser, como Canequinha, protetor de Lavínia.

'Alma Gêmea' tratou da reencarnação

Também trama das seis, "Alma Gêmea" conseguiu grandes índices de audiência entre junho de 2005 a março de 2006. Walcyr Carrasco escreveu a história do amor entre o botânico Rafael (Eduardo Moscovis) e Luna (Liliana Castro). A jovem morre assassinada, mas seu espírito reencarna logo na sequência no corpo da índia Serena (Priscila Fantin).

Vinte anos depois, Serena e Rafael se conhecem e se apaixonam. No capítulo final, os dois morrem juntos, e os espíritos deles ganham várias formas em diversas épocas e lugares. Como, por exemplo, dois escravos e um casal de espanhóis.

Em 'O Profeta', o dom da premonição

Baseada no original de Ivani Ribeiro, "O Profeta" foi ao ar na faixa das seis da tarde entre outubro de 2006 a maio de 2007. Thiago Fragoso deu vida a Marcos, um jovem que tinha o dom de prever o futuro. Na trama paralela, Marcos se apaixona por Sônia (Paolla Oliveira), que sofre nas mãos de Clóvis (Dalton Vigh), dono de uma da fábrica de cristais.

Já em "Escrito nas Estrelas", exibida entre abril a setembro de 2010, a história girava em torno de Daniel (Jayme Matarazzo), um jovem que morre em acidente. No plano espiritual, Daniel é recebido pela mãe Francisca (Cássia Kis Magro) e pelos espíritos de luz Seth (Alexandre Rodrigues) e Athael (Carlos Vereza). O espírito de Daniel só é visto por Antonia (Suzana Faini).

E em "Amor, Eterno Amor", Rodrigo (Gabriel Braga Nunes) é o filho perdido de Verbena (Ana Lúcia Torre) que descobre ao longo da novela que Miriam (Letícia Persiles) é sua alma gêmea. Othon Bastos dá vida a Lexor, um espírito de luz, que só Clara (Klara Castanho) enxerga. No final, o espírito de Verbena ressuscita no corpo do filho de Rodrigo e Miriam.

Adaptação: Notícia Espírita
Fonte e créditos: http://www.purepeople.com.br/noticia/relembre-novelas-com-tema-espirita-como-alto-astral-que-estreia-nesta-segunda_a29697/1