Santos receberá congresso sobre espiritismo


Registro da edição anterior do evento

A cidade de Santos receberá de 18 a 21 de abril o 16° Congresso Estadual de Espiritismo. Promovido pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE), o evento ocorrerá na Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184 - Vila Mathias), baseado no tema  ‘Para onde caminha a humanidade: Amor, Educação e Ética’.

Segundo o secretário da USE Municipal de Santos, José da Conceição de Abreu, o Zezinho, que também é membro da comissão organizadora do evento na Cidade, é a primeira vez que o congresso será realizado na Baixada Santista.

“Em 2012, pleiteamos junto ao órgão da USE estadual a inscrição para a realização do congresso em Santos e foi aprovado por unanimidade, por ser justamente uma região com muitas casas espíritas. Então, eles entenderam que seria interessante fazer o evento aqui”, comemora Zezinho.

São esperados até 1.200 congressistas no encontro. “Um congresso como esse reúne pessoas de várias regiões do Estado”, afirma.

A abertura ocorrerá no sábado, dia 18, a partir das 9 horas para recepção e credenciamento, na Arena Santos. A cerimônia de abertura está prevista para as 19 horas com apresentação musical seguida de conferência do presidente da Federação Espírita Brasileira, Antonio Cesar Perri de Carvalho, cujo tema é ‘Para onde Caminha a Humanidade’. A programação completa está disponível no site www.usesp.org.br.

A escolha do dia 18 para iniciar o encontro não foi aleatória. “É o Dia do Livro Espírita, nesta data é celebrado o lançamento do Livro dos Espíritos, que ocorreu no dia 18 de abril de 1857, em Paris”. O Livro dos Espíritos é o primeiro livro da Doutrina Espírita e foi publicado pelo educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, sob o pseudônimo Allan Kardec.

Zezinho diz que o congresso é realizado a cada três anos e tem o objetivo de reunir as casas espíritas, de modo a fortalecer o Movimento Espírita e a difusão da doutrina. “Os congressos realizados pela USE visam principalmente agregar as casas para que não haja deturpações doutrinárias. Uma casa associada à USE é kardecista, segue Kardec”, explica.

USE

A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE) é uma rede composta de 1.440 casas espíritas associadas. A USE possui 24 unidades regionais, 93 intermunicipais, 8 municipais e 19 distritais, totalizando 144 órgãos representativos em todo o Estado de São Paulo.

Inscrições

Qualquer pessoa, espírita ou não, pode se inscrever e participar do 16° Congresso Estadual de Espiritismo. As inscrições devem ser feitas através do site www.usesp.org.br. A taxa custa R$ 120,00 e esse valor será revertido em bônus para retirar livros, CDs e DVDs na livraria da USE, no local do evento.

Seguidores no País

O Movimento Espírita possui seguidores em todo o Brasil e é organizado em 27 unidades federativas, ou seja, existe uma unidade em cada estado e no Distrito Federal, que são vinculadas à Federação Espírita Brasileira. As federativas são coordenadas pelo Conselho Federativo Nacional.

Segundo o secretário da USE Municipal de Santos, José da Conceição de Abreu, o Zezinho, há aproximadamente 4.500 instituições espíritas só no Estado de São Paulo. “São creches, orfanatos, abrigos de idosos, hospitais, escolas e centros espíritas. Dessas, 1.440 são filiadas à USE”, afirma Zezinho.

Ele enfatiza que todas essas instituições reconhecidas seguem totalmente a doutrina difundida por Allan Kardec. Ele explica que a casa espírita não pode pregar no mesmo ambiente a doutrina difundida por Allan Kardec e religiões de matrizes africanas como Umbanda, entre outras. A tarefa principal das USEs e federações espíritas é justamente evitar que haja desvios doutrinários.

Fonte: http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/53456-santos-sediara-congresso-estadual-de-espiritismo-pela-primeira-vez
Texto: Bárbara Fárias
Adaptação: Notícia Espírita