Autora de Além do Tempo dá entrevista à Federeção Espírita


Com o sucesso da novela Além do Tempo na comunidade espírita e espiritualista, a autora Elizabeth Jhin tem sido muito questionada sobre o que a levou à temática da novela. Confira a entrevista dada com exclusividade à Federação Espírita Brasileira

O que lhe motivou a trabalhar a temática espiritualista em suas obras? 


Sempre gostei de trabalhar com novelas com o tema “espiritualidade” e pretendo escrever novas histórias abordando esta temática. Muitas coisas me motivam a trabalhar com este assunto, principalmente a minha curiosidade e encanto sobre ele.

Qual é a sua inspiração para fazer novelas tendo o Espiritualismo como um dos focos? Alguma relação pessoal?

Os meus trabalhos não são focados em uma religião específica. Sempre abordo o tema espiritualidade de diversas maneiras, entende? A relação pessoal que tenho com o assunto é a minha curiosidade e encanto com o tema mesmo, como comentei na pergunta acima.

Mediunidade, Lei de Causa e Efeito são alguns dos temas abordados nas novelas? Como se dá a relação entre espiritualidade e teledramaturgia?


Em Além do Tempo, especificamente, não trabalho nas tramas a mediunidade. A grande mensagem da novela é a mensagem de que colhemos o que plantamos. A relação entre os dois pontos é que eu acredito que é um assunto que quase todos nós temos o interesse no assunto “espiritualidade”. É algo que sempre questionamos e queremos saber mais e mais.

Aguardava este retorno de audiência provocado pela trilogia?

Sobre a audiência, eu e minha equipe sempre fazemos o melhor que podemos nos nossos trabalhos. Não criei nenhuma expectativa específica, mas estou muito feliz com toda a repercussão de Além do Tempo. É gratificante saber que a trama está sendo elogiada em diversos cantos do país.

Além do Tempo foi considerada um estímulo positivo à teledramaturgia atual e à sociedade em geral. Como encara essa consequência positiva do seu trabalho?

Fico feliz sabendo que a novela é vista dessa forma.

Na atual novela é abordada a Lei de Reencarnação. Podemos esperar novidades para as telas tendo como inspiração outras leis do Espiritismo?

A novela não é focada em uma religião específica e também em uma lei específica. Além do Tempo fala de espiritualidade em geral, seja espiritismo, budismo, kaballah…a mensagem de que colhemos o que plantamos é viva em diversas religiões, e não só na espírita. Sobre as novidades para as telas, não sei te informar.

Qual a mensagem que gostaria de deixar ao mundo por meio das novelas exibidas?

Que colhemos o que plantamos e que todas as nossas atitudes podem refletir no futuro, seja de maneira positiva, ou negativa.

Curta a nossa página abaixo para receber notícias do espiritismo.