Cinco Dias no Umbral: Entrevista com o médium Osmar Barbosa


Osmar Barbosa é mais um de nossos irmãos que trabalha pela fraternidade e divulgação da doutrina espírita. Seu trabalho com a espiritualidade tem nos contemplado com obras ricas em ensinamentos, como “O Guardião da Luz” e o sucesso “Cinco Dias no Umbral”. O Notícia Espírita entrevistou com exclusividade o médium, que falou sobre o lançamento de “A Batalha dos Iluminados” e seu trabalho na Fraternidade Espírita Amor & Caridade.

Notícia Espírita: Olá, Osmar! É um prazer termos a oportunidade desse bate-papo com você. Seu trabalho mediúnico tem conquistado cada vez mais a comunidade espírita. São belas obras que trazem os ensinamentos da espiritualidade para a humanidade. Você é de família espírita?

Osmar: Em primeiro lugar quero agradecer a oportunidade de conversar com vocês e parabeniza-los pelo excelente trabalho. Respondendo a sua pergunta: Sou sim, minha querida avó era uma mulher muito espiritualizada e muito me ensinou.

NE: Cinco dias no Umbral tornou-se o livro mais procurado da Editora FEAC. A qual motivo você relaciona o sucesso desta obra?

Osmar: Acredito que a forma como a história é contada é o grande diferencial dos demais. Sempre procuro utilizar uma linguagem simples nas obras que psicografo, além é claro de ser uma linda história de grande aprendizado e amor.

NE: Quando foi a primeira vez que Nina Bestronini entrou em contato com você?


Osmar: Nina é um espírito que conheci a pouco mais de dois anos. Trabalho na doutrina espírita a mais de trinta anos, mas só agora essa linda menina me solicitou para psicografar os livros dela. Sinto-me lisonjeado e muito grato por todos os ensinamentos que ela me passa.


NE: “A Batalha dos Iluminados” é seu novo livro psicografado. Na obra, o espírito Daniel relata os bastidores da espiritualidade neste momento de regeneração do planeta. Você acredita que, além da ajuda espiritual, o homem em sua condição de livre-arbítrio conduzirá o planeta no caminho do amor?

Osmar: Estamos no momento da transição que se iniciou há pouco tempo. O livro relata os bastidores das colônias espirituais neste momento, como eles se organizaram para o exilio de milhares de irmãos que infelizmente perderam a oportunidade evolutiva. Eu sempre acreditei no amor e acho sinceramente que o amor vai vencer sempre principalmente agora em que Jesus está diretamente coordenando esse trabalho. Sendo assim acredito que nós ainda vamos poder auxiliar a outros irmãos nesta caminhada evolutiva.

NE: Como você descreve a personalidade do espírito Daniel? Ele parece muito sereno e consolador. Você tem informações sobre a última reencarnação dele?

Osmar: A última encarnação de Daniel está relatada no livro Colônia Espiritual Amor e Caridade que lançamos no ano passado. Ele é um espirito de grandeza nobre, um sábio, um amigo das horas difíceis, em fim é para mim um privilégio ser um instrumento dele aqui na Terra. Sou sem dúvidas um homem privilegiado em ter ao meu lado tão nobres companhias.

NE: O lucro obtido nas vendas de seus livros psicografados é destinado a Fraternidade Espírita Amor & Caridade, a qual ajuda centenas de pessoas mensalmente. Como surgiu a Fraternidade? Conte-nos um pouco de seu trabalho nela.

Osmar: Sou dirigente espiritual há muitos anos, a Fraternidade derivou-se da antiga CEOLO. Logo que recebi a primeira psicografia e que tomei ciência da Colônia Amor e Caridade resolvi homenageá-la e trocamos o nome para Fraternidade Espírita Amor e Caridade em homenagem a Nina e aos demais espíritos que trabalham com ela. Todos os recursos oriundos das vendas dos livros foram doados por mim para as obras de assistencialismo da Fraternidade, lá muitos são os assistidos. Existem atualmente diversos projetos sociais que são financiados com esses recursos, dentre eles o Lar da Nina que é uma creche onde cinquenta crianças são acolhidas, entre tantos outros, posso citá-los como o Lar de Daniel que é uma creche para idosos (Ainda em implantação) o projeto Quilo Fraterno que atende a oitenta famílias com cestas básicas mensais, a sopa fraterna que sai às ruas de Niterói a cada quinze dias levando alimento, cobertores, roupas e agasalhos aos moradores de rua, o projeto Catarina de Alexandria que é um ambulatório onde temos atendimento psicológico, médico e dentário e acupuntura. O projeto direito para todos onde oferecemos atendimento jurídico gratuito, temos ainda o projeto curso de artesanato para idosos e nosso projeto com os jovens que chamamos juventude fraterna.



NE: Na Fraternidade Espírita Amor & Caridade você faz parte da equipe de louvor, cantando e tocando instrumentos. Já pensou em dar continuidade à música espírita além da Fraternidade Espírita?


Osmar: Sim, tenho um projeto de composição que está em andamento. Breve teremos essa novidade.

NE: Além das obras clássicas do espiritismo, como os livros de Chico Xavier e a codificação de Kardec, quais autores/espíritos você gosta de ler na atualidade?

Osmar: Sou bem eclético, leio um pouco de tudo e de todos.

NE: O que podemos esperar do seu trabalho mediúnico nos próximos meses? Já está trabalhando em um próximo livro?

Osmar: Nossa! O que não me falta é trabalho, espero lançar ainda este ano mais 10 livros, se Deus assim me permitir. Tenho cerca de trinta e cinco livros psicografados, a medida do possível vamos lançando.

NE: Osmar, agradecemos pela sua atenção. Foi muito conversar com você! Poderia deixar uma mensagem para os leitores de nosso site que acompanham o trabalho de vocês?

Osmar: Quero agradecer a todos os amigos, companheiros e leitores das obras por mim psicografadas e dizer a todos vocês que só conseguiremos alcançar a graça do Pai quando nos modificarmos. É necessário que compreendamos os desejos de Deus e que busquemos sempre a nossa evolução espiritual. Encerro essa agradável entrevista com um lindo ensinamento dessa linda menina chamada Nina Brestonini:

"A vida não se resume a esta vida."

Fiquem com Deus, e muitíssimo obrigado pela oportunidade.

 Livros espÌritas