Governo aprova criação do Memorial Chico Xavier


Foram aprovadas pela Câmara de Uberaba as criações do Memorial Chico Xavier e do Departamento de Museus da Fundação Cultural. Os projetos foram votados em sessão nesta quarta-feira (24).

O Memorial Chico Xavier passará a ser gerido pela Fundação Cultural com o objetivo de contribuir para a preservação da memória do médium, de forma técnica e com envolvimento de profissionais especializados. Até então, o Memorial estava sob a responsabilidade do Instituto Chico Xavier.

Além da exposição do acervo, o intuito é que o espaço abrigue eventos culturais como oficinas, cursos, palestras e seminários, garantindo, dessa forma, o acesso e a criação de atividades que visam ao atendimento à população local, cumprindo também sua função social.

Tendo em vista a criação do Memorial e, ainda sua incorporação na esfera de competências da Fundação Cultural, também foi aprovada a criação do Departamento de Museus na autarquia, que englobará os equipamentos municipais sob uma única gestão, reforçando o objetivo de planejar ações, melhorias e oportunidades culturais e turísticas em âmbito nacional.

De acordo com a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, uma equipe técnica já está empenhada no acompanhamento do projeto e na elaboração das medidas necessárias para que o Memorial possa ser inaugurado. O primeiro passo foi a contratação de um museólogo, que auxiliará no planejamento e na execução de projetos e políticas públicas relacionadas ao patrimônio histórico e cultural, além da organização de mostras e exposições.

 Livros espÌritas