Sonhos na visão espírita: Entrevista com o médium Wanderley Oliveira


Com mais de 30 livros lançados, incluindo os grandes sucessos “Reforma Íntima Sem Martírio” e “Emoções que Curam”, Wanderley Oliveira é um dos médiuns mineiros que trabalham pela fraternidade e divulgação da doutrina espírita. O Notícia Espírita o entrevistou com exclusividade, em uma conversa sobre atividades espirituais durante o sono e o trabalho do médium na Sociedade Espírita Ermance Dufaux. Confira abaixo.

Notícia Espírita: Olá, Wanderley! Obrigado por aceitar o nosso convite para este bate-papo. Seu trabalho mediúnico é muito conhecido na comunidade espírita. São mais de 30 livros que trazem os ensinamentos da espiritualidade para a humanidade. Quando você descobriu que os espíritos tinham um chamado por sua mediunidade?


Wanderley: Descobri ainda jovem, aos 17 anos, quando experimentei fenômenos de clariaudiência, materialização e fui alvo de uma terrível obsessão de adversários que queriam minha morte. Ouvia as vozes me xingando e chamando pelo nome de uma de minhas reencarnações na idade média, na qual assumi pesados débitos com o povo europeu. No entanto, somente depois de 24 anos assíduos no exercício da mediunidade é que Ermance Dufaux, doutor Bezerra de Menezes e Eurípedes Barsanulfo apresentaram uma proposta de serviço mediúnico público pelos livros, aprendizado que já me trouxe muitas lições ao longo desses últimos 16 anos, desde o lançamento de primeiro livro mediúnico, Seara Bendita, no ano 2000.

NE: Neste mês de março, a Editora Dufaux lança o livro “1/3 da vida”, um romance que retrata o desdobramento da alma durante o sono. O que é este fenômeno? Saímos do corpo enquanto dormimos?


Wanderley: Sim. No Espiritismo, isso foi chamado por Allan Kardec como emancipação da alma. Passamos, em média, 1/3 de nosso dia dormindo, são 8 horas aproximadamente.

Tomando por base essa média, dormimos 4 meses em 1 ano. Quem vive 60 anos, passa 20 dormindo.

É muito tempo para imaginarmos que, como espíritos eternos, nada fazemos nesse período. É sobre isso que Ermance Dufaux fala em seu livro “1/3 da Vida”.

Por meio de várias histórias, um romance envolvente e denso, ela vai mostrar o que tem acontecido fora do corpo durante a noite com a grande maioria de nós.


NE: Comumente encontramos em casas espíritas pessoas procurando explicações para sonhos. Qual a relação do desdobramento da alma e os sonhos?

Wanderley: Os sonhos têm vários significados e o chamado “sonho espírita” é exatamente aquele que reflete a atividade do espírito fora do corpo enquanto este dorme. Por exemplo, alguns sonhos, não todos é claro, que alguém tenha com um ente amado que já partiu para o mundo espiritual, pode ser um encontro verdadeiro que se tem durante esse período. Mas não podemos generalizar nada. Os sonhos têm outras funções e causas também de ordem psicológica e orgânica.

NE: Os espíritos atuam em nossos lares enquanto dormimos?


Wanderley: Atuam sim. Principalmente quando alguém não consegue sequer distanciar de seu corpo físico com muita facilidade por diversos fatores como vício, alimentação pesada, agitação, insônia e outros vários motivos que a autora espiritual analisa no livro.

NE: Como você descreve a personalidade do espírito Ermance Dufaux? Vocês são parceiros há anos. Você acredita que ela possa reencarnar na Terra?


Wanderley: Não tenho nenhuma informação sobre isso no momento e espero que ela continue a nos abençoar sempre, estando lá ou cá.

NE: Além dos livros psicografados, você também trabalha na Sociedade Espírita Ermance Dufaux, a qual ajuda centenas de pessoas mensalmente. Como surgiu esta casa? Conte-nos um pouco de seu trabalho nela.

Wanderley: É comum a nós médiuns espíritas estarmos conectados com grupos nos quais o estudo e a prática fraterna do espiritismo fazem parte. Fundamos a SEED junto aos amigos queridos, objetivando amparar e estender o bem à sociedade.

NE: Profissionalmente você atua como terapeuta holístico. De que forma o espiritismo contribuiu para a sua profissão?

Wanderley: Graças ao Espiritismo desenvolvi uma visão de vida e de pensamento para além da matéria. Isso me permitiu buscar formações específicas e em sintonia com essa forma de pensar e de ser ao exercer minha profissão. Com o tempo, por questões de ordem e consciência, deixei bem estabelecido para mim os limites entre trabalho profissional e religião.

NE: Além das obras clássicas do espiritismo, como os livros de Chico Xavier e a codificação de Kardec, quais autores/espíritos você gosta de ler na atualidade?

Wanderley: Qualquer autor que traga inovação, amplitude de conceitos em relação aos autores mais consagrados.

NE: O que podemos esperar do seu trabalho mediúnico nos próximos meses? Já está trabalhando em um próximo livro?

Wanderley: Estou trabalhando em meu terceiro livro autoral como terapeuta. Depois de “Depressão e Autoconhecimento” e “Apaixone-se por você”, estou em fase de conclusão de um livro sobre relacionamentos.

NE: Wanderley, agradecemos pela sua atenção. Gostaria de deixar uma mensagem para os nossos leitores que acompanham o seu trabalho? Um grande abraço!

Wanderley: Minha mensagem é que tenham esperança e luz em suas vidas e, retirando um pequeno trecho que Chico Xavier escreveu pela minha psicografia em 24/03/16, publicado em meu perfil no Facebook, deixo o seguinte pensamento:

“Os serviços do bem nos quais todos nós, cooperadores do ideal cristão, estamos sendo chamados, é uma oportunidade incomparável para educação de nossas almas à luz do evangelho. O ensino do Mestre de amar a todos sem distinção é o ponto de equilíbrio para que os nossos corações atribulados pelo desejo incontido de justiça, possa encontrar o necessário sossego e discernimento na busca de uma pro-atividade que não nos permita nunca esquecer que também respondemos por tudo que acontece.
Ninguém sossegará nas fileiras do bem, seja na matéria ou na vida imortal, enquanto a luta se fizer necessária para edificar em nossa pátria amada a condição de coração generoso e gentil, justo e pródigo diante da nossa casa planetária.
Que a esperança nasça em meio à turbulência e que os arautos do bem estendam claridade e visão, consciência e brandura às aflições do povo brasileiro, em nome de Jesus Cristo.”

Chico Xavier pelo médium Wanderley Oliveira, na manhã de 24/03/16

Para saber mais sobre o livro "1/3 da vida", acesso o site da Editora Dufaux: www.editoradufaux.com.br